segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Sobre SC e a chuva

Então, creio que todos ou quase todos devem se lembrar das manchetes sobre o tempo em Santa Catarina ano passado. Para quem não se lembra, vou refrescar a memória: tivemos dois meses quase ininterruptos de chuvas, desde setembro até novembro. As inundações foram terríveis e, quando o final de novembro chegou e a situação ficou realmente desesperadora em várias cidades como Blumenau e Itajaí (que chegou a ter 90% do território inundado), a terra estava saturada de água e, parafraseando o Governador Luiz Henrique, "toda a terra de Santa Catarina é como um grande sorvete derretendo".

O grande terror, agora, quase um ano depois, é que a catástrofe se repita. Porque indícios não faltam, de que pode até ser bem pior.
Há alguns dias chove. Ontem e hoje, o dia todo. E não são só chuvinhas e pronto: fortes torós, ensurdecedores, e várias chuvas de pedra já foram registradas. Vários municípios estão em situação de emergência. Várias pessoas já vem, tristemente, a água ganhar suas casas.
Aqui em Florianópolis sei que há inundações em alguns bairros. Vi hoje no noticiário.
Graças a Deus, moro numa área urbana e alta, de dificílimo alagamento, por isso não tenho que me preocupar quanto à nossa casa. Mas, infelizmente, não é assim para todos.
Pelo menos, aqui não tivemos granizo. Mas teve cidades da região, a poucos kilômetros inclusive, que tiveram bastante, o gelo chegou a acumular nos pátios. Também vi somente pelo noticiário.

O que tivemos hoje cedo, eu ainda estava dormindo mas suponho que seriam umas 6 horas, foi um raio. Caiu aqui pertinho, pertinho mesmo. Não sei exatamente onde, se no prédio que está em frente, sei lá. Mas o estrondo foi imenso, dei um pulo na cama. A luz se cortou, o gerador do vizinho ligou, escutei algumas vozes de vizinhos comentando, mas parece que não houve maiores problemas, só um sustão.

Escutei recentemente uma explicação para todos estes fenômenos em série, sempre sobre Santa. Parece que, até há alguns anos atrás, costumava se formar todos os anos uma área de convergência (ou divergência? enfim, algo assim) sobre o oceano, bem na frente de Santa Catarina. Nos últimos anos, com as mudanças climáticas, o efeito estufa e outros etc (desculpem a vagueza das minhas explicações, sabem que sou péssima em questões de ciência), a área se deslocou para BEM EM CIMA DE SC.
Ou seja, adivinhem: temporais, tempestades em série, tornados e até um furacão. Tudo isso temos de bônus.

Muito se tem dito, sobre muitas coisas. Eu sei, pelo que tenho estudado e pelo que tenho aprendido, que nada mais são do que sinais. De quê?
Muito simples: de que o mundo está chegando ao fim.
Um dia, e será breve, Jesus há de voltar. Sabemos disso, está na Bíblia. Os sinais que vemos estão na Bíblia também: guerras e rumores de guerras (Mt 24:6), terremotos e fomes (Mt 24:7), etc. O tempo está chegando ao fim, Jesus só está esperando que as pessoas aprendam sobre Seu amor e Seu sacrifício, e o aceitem. Que aceitem que Ele morreu na cruz por cada um de nós, e que só está demorando um pouco mais porque faltam pessoas. Ele sabe quem precisa ainda acreditar e ser salvo, e quando todo mundo tiver escutado sobre ele e tiver tido a oportunidade de aceitar, mesmo que tenha rejeitado Seu chamado, então Ele vai voltar para levar Seus filhos e acabar com o mal.
O tempo está se acabando. O fim está chegando. Isto é o que eu acredito, é o que sei. Deus me chamou, e meu dever é passar a mensagem adiante. Porque um dia, quando tudo isto acontecer e não houver mais dor nem choro, e quando as pessoas que amamos ressuscitarem, eu quero poder abraçar todos vocês, e que possamos ir juntos para o céu, e depois para a nova terra. Porque haverá uma nova terra, sem mal, sem dor, sem poluição, sem morte.

E quero que estejamos todos lá.


4 comentários:

  1. Que linda mensagem Mári.
    Nós duas vamos estar juntas né?
    Mas falando em temporal,hoje aqui em casa foi um horror.
    Tive que sair correndo fechando a casa inteira pq parecia que tudo ia desabar.
    Tinha folhas de árvores dentro do box e olha que eu moro no quarto andar.
    Eu tô ficando com medinho.
    E que Deus cuide dos nossos amigos de SC.
    Ano passado foi terrível demais.
    Lembro que eu estava nos EUA e vi pela tv de uma padaria de brasileiros aquele horror todo.
    Beijão e se cuida.

    ResponderExcluir
  2. Mari.. vc bloqueou o outro blog.. não consigo entrar! me add: marinafernanda2005@gmail.com

    bjos

    ResponderExcluir
  3. Oi Mari!!!
    Obrigada pela visitinha!!!!
    Já está linkada!!!

    beijãoo

    ResponderExcluir
  4. Me autoriza no outro blog!!!
    nfprado@yahoo.com.br

    ResponderExcluir

Comente também!