quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Notícias do front

Todo mundo já deve ter visto (na TV, internet, etc) sobre a catástrofe climática que caiu sobre o nosso lindo Estado de Santa Catarina. Muita terra, muita água, muito entulho, muitas perdas, muita tristeza.

Como já disse antes, eu e minha família não fomos pessoalmente afetados. Até minha avó, que mora em SP, estava duvidando disso e ligou de novo ontem para confirmar que estávamos todos bem.

Perto de casa não tem nenhum morro ou massa grande de terra que possa vir a desmoronar, e para nos locomovermos normalmente não precisamos passar por nenhuma estrada de risco. Para terem uma idéia do abençoados que fomos, na nossa rua umas três quadras acima da nossa casa, falta água desde sábado. Mas nós não tivemos falta de água em momento algum, e olha que somos seis pessoas e mais a minha avó que está passando uns dias conosco, todo mundo para tomar banho, lavar roupa,... Aqui na cidade, pelo menos nos núcleos urbanos, não tivemos maiores problemas.
Mas é triste ver a situação que outros tem que enfrentar. Nós, assim como vocês, só temos visto pelos jornais e pela televisão, ou seja que não tenho para contar nada que já não tenham visto. Estamos mais perto, sim, mas a situação permanece tão irreal como se fosse de outro mundo, um sonho ruim.

O importante agora é a ação: auxiliar as vítimas, doando o que for possível, roupas, roupa de cama, colchões, alimentos não perecíveis, água, dinheiro... pela cidade e pelo Estado há vários pontos de coleta, e em outros Estados também.
É incrível, o ser humano sabe que o meio ambiente está por um fio, o aquecimento global está fazendo os estragos, e muita gente diz o quê? 'É... a situação tá braba mesmo!' e fecha o jornal, pega o carro e vai no supermercado comprar a carne pro churrasco.

Será que um dia as pessoas vão cair na real? Ou será que vão esperar que seja tarde demais?

Aliás, já é tarde demais.

5 comentários:

  1. Es increible, no?
    Definitivamente Ser Humano no significa Ser Inteligente.
    Besos

    ResponderExcluir
  2. é...hoje minha mãe chorou quase que descompassadamente qdo viu o jornal.
    falei que a culpa era da gente mesmo de mais ninguém,tudo "culpa" do aquecimento global,que é culpa de quem,hã/hã/hã/...ela calou-se e se indagou pq não se cuida do planeta...

    ResponderExcluir
  3. boa mari!
    aqui por joinville já estamos fazendo nossa parte... muitas doações!
    mas não aconteceu nada com a gente aqui em casa tb... ainda bem!
    quanto a situação do desastre, com certeza o aquecimento global trará mais catástrofes "naturais", o jeito é cada um botar a mão na consciência meeeesmo. mas convenhamos... deu pra ver como falta planejamento urbano nas nossas cidades...
    vi um filme terça-feira, ensaio sobre a cegueira... do josé saramago. e acho que é possível situá-lo em alguma previsão catastrófica... por exemplo... quando o homem não coloca os olhos sobre o outro, acaba excetuado da noção de civilidade e vira uma selva... um instinto de sobrevivência até desumano. "salve-se quem puder"
    se vc já viu o filme, vai entender, senão, recomendo..

    beijo

    ResponderExcluir
  4. ai Mari, é triste mesmo, mas como vc falou:
    alguém se preocupa com a natureza?
    eu só peço a Deus misericordia das crianças...

    beijos

    ResponderExcluir

Comente também!