quarta-feira, 7 de maio de 2008

Reflexões

Inspirada pelo post de uma pessoa cujo blog gosto bastante de visitar, decidi escrever um pouco sobre minhas opiniões, aproveitando que estou no meio de uma brecha criativa (aquele momento em que começo vários projetos e os deixo pela metade, tornando difícil mostrá-los em fotos).

Meu assunto hoje são os animais e os maus tratos a que estes estão sujeitos.
Quando eu era criança, como toda criança, fui assistir ao espetáculo de alguns circos. Era sempre uma festa, a família toda ia passear. Era um dia diferente, colorido.

Um belo domingo, sendo eu já adolescente, fomos ver um circo que estava na cidade. Não iriamos à função (adolescente já tá grande pra essas coisas, rsrs), mas aproveitamos a manhã para ir dar uma olhada, já que o circo anunciava que as pessoas podiam "visitar" os animais e vê-los de perto em suas jaulas.

Triste espetáculo! Nunca esqueci o olhar de tristeza do chimpanzé, velhinho, meio careca, surrado. As "feras", então, um leão tristonho e uma pantera idem, com feridas pelo corpo, eram de dar dó. Seu olhar indicava, mais do que a superioridade dos reis da savana, o pavor dos gritinhos e exclamações de curiosidade das crianças. Saí de lá com uma impressão terrível e nunca, nunca mais, voltei a pisar num circo.

Vocês já pensaram qual é a vida que levam essas tristes criaturas? Com certeza não são alimentadas com carne ou vegetais frescos sempre que necessitam, provavelmente sofrem de sede também. Isso sem falar nos maus tratos durante o "adestramento". Vejam só: se já não é nada fácil ensinar um cachorro a "dar a patinha", quanto mais não é forçar um tigre a pular por um aro de fogo?

Outro caso: Farra do boi. Me envergonho terrivelmente de que o Estado onde eu moro (não nasci aqui, mais SC agora é meu lar por adoção) esteja todo ano na mídia, durante a quaresma e principalmente na semana da Páscoa. Me envergonho porque a razão de estar constantemente na mídia é a tal da farra do boi, que algumas pessoas continuam catalogando como "tradição açoriana e herança cultural". Uma ova! Pergunto eu: desde quando se embebedar e sair dando pancada em um boi é tradição? é cultura? É nada! É crueldade, isso sim. Covardia, também. Herança de outra prática estúpida que são as touradas e a tal da corrida de São Firmino, na Espanha.

Infelizmente, essas práticas estão por toda parte. Eu boicoto, eu assino abaixo-assinados, etc. Não é muito o que podemos fazer, a não ser divulgar e boicotar. E ter esperança.

A grande esperança que eu tenho, minha fé me ensinou. Jesus disse que iria voltar, que iria tirar os justos, ressuscitar os mortos e levá-los a um mundo novo, a uma terra nova. Que esta terra nova irá ser perfeita, que não haverá lá desastres naturais, que não haverá morte, luta, dor, choro. Só alegria e bênçãos. E que lá viveremos para sempre, junto dos nossos seres queridos e também junto de todas as espécies de animais e plantas.

Aliás, no que diz respeito aos animais, lá não existirá mais a dupla caça-caçador. Os animais e as pessoas viverão em harmonia total, até porque nossa alimentação será tão somente de frutas e grãos. Já pensou ter um amigo koala, descansar debaixo de uma árvore apoiado na barriga de um tigre de Bengala e que borboletas passeiem pelos seus braços? Caminhar entre as árvores em companhia de um urso pardo ou nadar entre cardumes de peixes coloridos que ninguém está sequer interessado em pescar? (E oh! eu já não sentirei medo de pombos!)

Essa linda visão é que me ajuda a olhar para as calamidades que temos aqui e agora, quase todas as quais provocadas pela ganância humana, fazer a minha parte e ter esperança no futuro. Se Deus quiser, não demora tanto assim.
"E eis que venho sem demora, e comigo está o galardão que tenho para retribuir a cada um segundo as suas obras". Apocalipse 22:12

--------------------------------------------
Já que estou aqui (vou mudar de assunto, ok?) quero aproveitar para fazer uma homenagem a uma pessoa muuuito especial que está fazendo aniversário hoje: Tcha-raaaam! O namorado! Eeeee!
Parabéns para ele e muitos anos de vida (comigo, é claro). Muitas e muitas bênçãos pra você, meu amor!

Um abração a todas!

4 comentários:

  1. Oi amiga...é muito triste mesmo ver os animais sendo maltratado...e o seu nome é Mari?passa lá em meu blog que tem um mimo pra vc...Bjssssssss

    ResponderExcluir
  2. ah, odeio, tb! aliás, meu blog tem uma parte enorme falando contra rodeios, circos, touradas, abandono de animais... hauhaua. mas eu acho um assunto super sério.

    beijo

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Bom fim-de-semana!
    Aparece no meu blogue, deixei lá um miminho para ti.
    Bj
    Mena

    ResponderExcluir
  4. Pois e'. FAzem atrocidades com as pobres 'feras' nos circos mesmo... Nunca gostei de numeros com animais, tenho do' ate' de ver passarinhos em gaiola. Eles nos dao tanto, e em recompensa, o que fazemos por eles?
    Parabens ao amoreco!
    Beijinhos

    ResponderExcluir

Comente também!