quinta-feira, 31 de julho de 2008

Nada como a pobreza para estimular a criatividade

Sim, porque quando não há recursos suficientes a gente pensa, olha, revira, e no fim acha uma solução. Usa material alternativo, técnicas novas, etc. Às vezes, descobre um método revolucionário ou fabrica uma invenção genial. Às vezes, deixa um legado oculto e muito, muito bonito.

Isto vem a propósito da notícia que li hoje.

Está em espanhol. Para quem tiver preguiça de ler, é o seguinte: Descobriram que debaixo de um quadro famoso do Van Gogh (aquele mesmo que cortou a orelha), há um desenho de um rosto de uma mulher. Calma! Não tem nada com milagre da virgem da vidraça ou coisa parecida.
Simplesmente o próprio Van Gogh reciclava os quadros que não concluía.
Segundo a notícia, dos primeiros quadros de Van Gogh, aproximadamente um terço são assim, pintados em camadas e depois repintados. Isso os cientistas descobriram usando raios X.

Por isso eu digo, nada como a pobreza para estimular a criatividade. Porque, pelo que me consta, o famoso pintor era bastante escasso de recursos. Viveu pobre e morreu pobre. E as telas no século XIX não deviam ser mais baratas do que são hoje. Não era coisa de se jogar fora!

3 comentários:

  1. hauhauhuaha
    ah, já imaginei alguma coisa tipo código davinci. hauaha

    olha, aqui tá fogo! calorzão num dia, depois frio horrível no outro. eca. ou faz frio, ou faz calor, por favo. auhauahauhuahua

    beijo

    ResponderExcluir
  2. é reutilizar é tudo, e isso das telas se aprende nas aulas de pintura tb
    todo mundo recicla, porque nem sempre tem tela na hora ou sai do jeito que a gente quer e tal.

    ResponderExcluir
  3. Ahahahaha! E como eu conheço essa 'técnica' de pobre! Minha agulha de trança quebrou de tão velha e de tanto uso ultimamente, e eu estou usando um grampo de cabelo pra fazer meu tricô! Só porque tô com pena de pagar 20 dólares a mais no valor de U$ 0,80 pra pedir uma da China e esperar uma eternidade pra entregar em casa...

    ResponderExcluir

Comente também!